Pão-de-ló de Margaride


O bolo mais fofo, delicado, macio, mais apetecível é sem dúvida o nosso Pão-de-ló. Existem muitas variedades que diferem de zona para zona do pais e algumas tornaram-se símbolos dessas regiões. Exemplo disso é Ovar, Alfeizerão, Arouca, Margaride.
O Pão-de-ló Margaride é sem dúvida representante de uma tradição que vem do início do século XVIII e que se iniciou com Clara Maria, dando origem ao fabrico deste Pão-de-ló, na freguesia de Margaride atualmente centro da cidade de Felgueiras.
Depois da morte de Clara Maria sucedesse Antónia Filix que continuou o seu fabrico deixando o seu legado posteriormente a Leonor Rosa.
O trabalho de Leonor Rosa foi tão notável ao longo de 50 anos de trabalho que ganhou uma dimensão tal que em 1888 foi-lhe atribuída a designação de Fornecedora da Casa Rela Portuguesa.
Essa herança que assenta no tradicional chegou até aos nossos dias e hoje esta casa conta quase com 300 anos de sucesso crescente.


A todos os interessados, acrescento que podem mediante marcação agendar uma visita guiada à Fábrica Pão-de-ló Margaride e espreitar de perto todo o processo de fabrico.
Marcação:
Telefone: 255312121
Gratuito
Contacto:
Fabrica Pão-de-ló Margaride, Lda
Leonor Rosa da Silva
Praça da República, 304
4610-115 Felgueiras
Telefone: 255312121
Site: http://www.paodelodemargaride.pt

Comentários

Mensagens populares