Museu Nacional do Azulejo


O Museu Nacional do Azulejo deve ser uma escolha prioritária entre os magníficos museus Nacionais. É considerado um dos mais importantes, pela sua coleção única. O azulejo é uma expressão artística que marca a cultura portuguesa de forma diferenciadora. O museu esta instalado num edifício singular, o antigo Mosteiro da Madre de Deus, fundado em 1509 pela rainha D. Leonor (1458-1525).

Convento Madre Deus , Museu Nacional do Azulejo 




Podemos encontrar várias coleções de azulejaria quer portuguesa que documenta toda a produção de azulejos em Portugal desde o século XV até à atualidade, quer estrangeira onde se destaca o importante núcleo de azulejaria hispano-mourisca. É neste museu que podemos encontrar a mais extensa coleção de azulejos do mundo atualmente com 7271 números de inventário. A coleção foi reunida inicialmente no Museu Nacional de Arte Antiga e em 1960 sob a coordenação de João Miguel dos Santos Simões esta coleção foi transferida para o Convento da Madre Deus. O museu teve a emancipação a 26 de Setembro de 1980 tornando-se nacional . Desde então a coleção tem aumentado com exemplares de outros museus e outras instituições do estado, gradualmente a coleção tem sido enriquecida por aquisições e doações de particulares e instituições.

Grande panorama de Lisboa Paço da Ribeira Lisboa, c. 1700 Faiança a azul sobre branco115 x 2247 cm Proveniente do antigo aplácio dos condes de Tentúgal, Lisboa MNAz, inv.º 1



Deste espaço é de destacar a Igreja toda “cosida em ouro”, as coleções únicas e singulares que nos transportam para séculos de história da azulejaria portuguesa e ainda o bar tranquilo onde podemos almoçar ou tomar simplesmente um café num ambiente diferente e mágico. 

Contactos: 
Museu Nacional do Azulejo 
Rua da Madre de Deus, 4, 1900-312 Lisboa 
Telf: (+351) 218 100 340 
Fax: (+351) 218 100 369 
E-mail: 
mnazulejo@imc-ip.pt 

Horário
: 
Terça-feira a Domingo das 10 h às 18 h
Última entrada às 17h30
Encerrado: 
Segunda-feira, Domingo de Páscoa e feriados do Ano Novo, 1º de Maio e 25 de Dezembro
Preçário: 
Bilhete Normal: 5 € 





Comentários

Mensagens populares